quarta-feira, 5 de novembro de 2014

Elis Regina o Teatro Municpal e o Cio da Terra


ELIS REGINA o TEATRO MUNICIPAL e o CIO DA TERRA
 
Partilhar. Ouvir estórias, contar histórias. Tempo e memória. Verão de 1982 novas esperanças. Minha primeira Carteira Profissional Nº: 40907 Série 00002 RS, foi expedida em 13 de dezembro de 1979. Será assinada em 82. Entre 79 e 82 estive: servente de pedreiro, carpinteiro, marceneiro, funileiro, ourives, pintor e chapa. 82. Janeiro é quente e seco.
Surpresa com a morte de Elis Regina no dia 19. Nos dias seguintes ela é pauta das conversas e grava-se em mim a expressão “morte por overdose”. Eu vivo preciso comer. Conseguir emprego sem experiência é muito difícil. Para melhorar as chances volto a estudar de manhã para fazer curso de datilografia e letrista no SENAC. Depois de dois anos estudante do noturno há um estranhamento com os colegas e hábitos diurnos. Março continua quente e seco. De repente, Califórnia toca. Todos cantam. As aulas iniciam sem alguns professores que deixam as salas de aula em busca de melhores salários na indústria. Outros aderem à greve. É final do governo de José Augusto Amaral de Souza. Ano de eleições diretas depois dos governos militares.
“As digitais do pequeno Governo Amaralzinho (1,58 de altura) se percebem com a aparição do inquieto CPERS, o Centro de Professores do Estado, que ocupou a praça da Matriz e infernizou a vida do governador ao longo de 13 dias de uma greve barulhenta pelo piso de 2,5 salários mínimos. A partir de Amaralzinho, nenhum governador mais pode festejar o silêncio do CPERS. Amaral também deixou o governo endividado, com um aumento de 79,1% no rombo das contas públicas, obrigando o Estado a buscar recursos no Banrisul e no BRDE para cobrir o déficit operacional.”

Em abril refresca. Chove. Começa a Guerra das Mal
vinas. Dois de abril! Parece piada. No final do mês pensamos: e se o Brasil entra na guerra? Ou outra guerra entra no Brasil? O sonho da música cantada por Lulu Santos não combina com a concretude dos dias.
Maio. Procurando novas possibilidades. Estudar informática em Porto Alegre. Um sonho. Só incertezas. Tenho medo. Ainda estou apaixonado pela menina de 81. Fico. Também vou estudar tecelagem. Encontro Cr$ 400,00. Sim cruzeiros. Salvo pela princesa Isabel. Em junho faço aniversário. Considero um presente. Dia 14 termina a trágica piada da guerra. Será que tem alguma relação com Copa do Mundo de Futebol em Barcelona que começou no dia 13? A Azurra é campeã. Venceu a seleção Canarinho por 3 X 2 na segunda fase. Alguns sofrem. Outros festejam. 

 

A primavera anuncia boas novas. No sábado, 23 de outubro O Teatro Municipal é inaugurado. Na segunda-feira 25, a peça, “A Realidade de mais um Zé” do Grupo Misturas e Bocas, abre a programação teatral. No dia 29 inicia o 1º Encontro da Juventude Gaúcha Cio da Terra. Música, teatro, poesia! Faço a travessia da cerca sem ingresso. Que alegria morar perto.  


1982 é ano par. Alguns acreditam que os anos pares são mais desafiadores do que os anos impares. Faço minhas observações, ainda não tenho definições. Pratico desenho artístico em grafite. E participo da minha primeira eleição. Não voto. Entrego “santinho”. 
Em 15 de novembro de 1982 o eleitorado brasileiro foi chamado a eleger os governadores que administrariam seus estados pelo interregno temporal de quatro anos a contar de 15 de março de 1983 num pleito que envolveu cerca de 60 milhões de eleitores sendo a primeira eleição direta para governador de estado desde os anos 1960.1 Neste pleito valeu o "voto vinculado": o eleitor teria que escolher candidatos de um mesmo partido para todos os cargos em disputa, sob pena de anular seu voto. No cômputo geral os resultados auferidos pelo governo (PDS) foram similares aos quatro partidos de oposição (PMDB, PDT, PTB, PT) e tal equilíbrio influiu na composição do Colégio Eleitoral em 1985.
Também vou à praia pela primeira vez.  Vou ser servente de pedreiro a beira mar. Esmago um dedo. O ano está terminando. Termino o namoro com a Jane. Termina a fase do Teatro Estudantil. O ano 83 será o inicio da fase “Teatro Amador”.                                        



Um comentário:

Unknown disse...

Obrigado por compartilhar suas, nossas memórias. Seria um ótimo livro com mais detalhes adoraria ler. Parabéns.

A Festa do pequeno grande ser

  A Festa do pequeno grande ser Estreou em 14 de janeiro de 1990                Elenco na estreia: Alceu H. Homem, Leonilda Baldi, Jenic...