PROGRAMA DE FOMENTO AO TEATRO CAXIENSE
Considerando
o panorama teatral caxiense e compreendendo que em nosso sistema existem
segundo Teixeira Coelho, quatro fases distintas para a produção cultural é que
a Coordenação da ACAT propõe o Programa de Fomento ao Teatro Caxiense.
Faremos
uma breve análise quantitativa da produção teatral para melhor discorrermos em
nossas propostas.
Concepção: (aqui nos apropriamos dos
conceitos de Teixeira Coelho)
1a Fase de Produção: Montar o espetáculo. A montagem tem as
seguintes necessidades: elenco com domínio da linguagem. Espaço físico para os
ensaios. Cenários. Figurinos. Adereços. Ensaios (em média são necessárias
trezentas (300) horas).
2a Fase de Circulação: Apresentar o espetáculo nos locais em
que ele irá entrar em contato com o seu destinatário, a platéia. As
necessidades desta fase são: Cartazes. Programas. Transporte. Liberação do
espaço físico para a apresentação. Divulgação nos veículos de comunicação.
Telefonemas.
3a Fase de Troca: Quando o destinatário (platéia) assiste ao
espetáculo. Comprando ou não o ingresso.
4a Fase de Consumo: Quando o destinatário se apropria dos
significados estéticos, políticos, sociais, religiosos, históricos, etc do
espetáculo.
Convém observar que quando
ocorrem ações de incentivo elas raramente ocorrem pensando-se as quatro fases
do sistema.
PANORAMA
Espaços de formação sete (06 seis privados e 01 um público):
Espaços Privados seis (livre iniciativa):
A cidade conta com quatro
espaços privados de formação teatral: Cooperativa Viva Com Arte, Espaço
Alternativo de Teatro, POIESIS artes cênicas e Tem Gente Teatrando.
Universidade de Caxias do Sul.
Oficinas sistematizadas para o público meta. Jovens. Terceira idade. Adultos.
SESC Caxias. Oficinas eventuais
e/ou periódicas. Normalmente destinadas à qualificação.
Espaços Públicos um (Prefeitura Municipal)
O projeto GentEncena conta com seis núcleos em diferentes bairros da cidade. Fátima, São Pedro da 3a Légua, Kaiser, Reolon, Santa Fé e Serrano. O projeto prevê: formação dos agentes (domínio da linguagem), montagem de espetáculos e circulação.
Grupos: (31 grupos teatrais)
A cidade de Caxias do Sul conta atualmente com trinta e um
(31) grupos teatrais considerando aqui os seis grupos do projeto GentEncena.
Consideramos os grupos amadores e profissionais de teatro.
Esses grupos apresentam uma relativa produção independente em suas áreas de
atuação, teatro de bonecos, de rua e de atores. Com certeza existe um número maior
se considerarmos grupos ligados a empresas e entidades. A exemplo grupos de
igrejas, escolas, empresas e outros.
Percebemos numericamente uma quantidade considerável de
grupos. O mesmo não pode ser dito da produção de espetáculos. Em torno de oito
(08) a dez (10) espetáculos.
Se pensarmos as condições em que os grupos montam suas peças
entenderemos melhor essa contradição. O tempo médio de montagem para os grupos
amadores é de mais de dois anos. Depois do processo de montagem as dificuldades
para circulação (apresentações) do trabalho aumentam.
Os poucos grupos profissionais por estarem voltados ao
mercado consumidor (empresas e instituições) produzem trabalhos que tem pouca
visibilidade no panorama da cidade.
Levando
em consideração esta breve análise apresentamos as propostas e ações para
efetivarmos uma política cultural para o teatro caxiense:
1 – AÇÕES DE
FORMAÇÃO E QUALIFICAÇÃO 1a Fase
Projeto GentEncena proposta:
Aumentar para dez os núcleos
e qualificar a estrutura existente dentro das metas estabelecidas pelo projeto
(formação de atores, produção e circulação de espetáculos e formação de
platéia).
Núcleo de Oficinas da ACAT
formação e qualificação dos agentes multiplicadores, oficineiros através de
seminários, debates, palestras, oficinas, etc.
Criar
e desenvolver uma campanha de novos associados com os participantes do projeto
GentEncena.
Criação
do Centro de Cenotécnica
Criação
do Site Associação Caxiense de Teatro
Criação
do Ano Cênico (início da temporada em março e final em fevereiro do ano
seguinte)
2 – AÇÃO DE
PRODUÇÃO 1a Fase
Prêmio para Montagens
Teatrais.
3 – AÇÕES DE
CIRCULAÇÃO TROCA E CONSUMO (Divulgação/marketing) 2a,
3a e 4a Fase
Criação das temporadas e de
circuitos de teatro nas casas e núcleos da cidade. Somar ações específicas para
formação de platéia.
Captação de recursos para
plano de mídia.
Criação do Vale Teatro para
a formalização de parcerias com segmentos de público consumidor. Tais como
sindicados, associações, clubes, instituições, ONGS e agremiações a fins.
De forma prática a
realização do evento “Dionísio na Serra”.
Em 27 de março é comemorado o Dia Internacional do Teatro.
Março é o mês de inicio. Volta as aulas. Inicio do GentEncena. Há mais de dez
anos a ACAT comemora a data com diferentes atividades.
O objetivo do Dionísio na Serra é
o de somar as ações que já são realizadas e qualificá-las pensando as quatro
fases de produção dentro do atual sistema.
Por isso a ACAT deverá atuar
juntamente com as instituições promotoras dos eventos para dar visibilidade ao mapa
das ações teatrais na cidade.
De outra forma: o Dionísio na Serra fará a abertura das atividades
teatrais em Caxias que serão encerradas no último dia de fevereiro do ano
seguinte. Dessa forma todas as atividades realizadas no período são
consideradas da Temporada Caxiense de Teatro e deverão ser pensadas em conjunto
considerando-se as ações de pré e pós-produção dos eventos. Um evento deverá
impulsionar o outro.
Lembrar do Funarte na
Cidade, Circuito Gaúcho de Teatro, Caxias em Cena, Mostra Estudantil de Teatro,
Festival Internacional de Bonecos, e outros festivais e eventos que venham a
surgir.
Realização do projeto “Curta Circuito de
Teatro” em
março. Apresentações em bairros da cidade com foco nos
núcleos do projeto GentEncena. Além dos debates dos grupos com a platéia após
os espetáculos realizar oficinas curtas (final de semana) de iniciação nos
mesmos locais divulgando as inscrições para o GentEncena.
Mostra de Teatro de Rua com grupos da cidade e convidados. Em Porto Alegre acontece
uma mostra nesse período. O que facilita intercâmbios. As apresentações devem
ter foco de ação para a praça Dante Alighieri.
O Cortejo dos Artistas o Palco Livre e o FesTeatro como atividades de culminância e encerramento das
atividades do evento Dionísio na Serra. Com objetivos de visibilidade para a
comunidade e integração e comemoração por parte dos artistas
Debates, palestras e
oficinas com temas a serem definidos pelos associados. Estas ações de formação
e qualificações serão coordenadas pelo Núcleo de Oficinas da ACAT levando-se em
conta o contexto sócio/econômico/cultural da cidade, estado, país e mundo e da
produção artística da classe teatral do momento.
4 – CRIAÇÃO DO
TROFÉU (DIONÍSIO) 3a e 4a Fase
Categoria: adulto, infantil,
teatro de bonecos e teatro de rua (melhor espetáculo, melhor ator, melhor
atriz, etc).
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