Jogos Teatrais como estímulo à Leitura
Fazer
teatro implica dar voz (falar por) diferentes personagens. Reais ou imaginados.
Em diferentes situações físicas e emocionais.
Da
leitura no papel do texto – dramático ou não – até o momento da atuação há um
rico processo. Iniciamos pela leitura que será repetida várias vezes até
considerarmos satisfatório.
Nesta
oficina focamos atenção no inicio das leituras e nos exercícios e jogos que
estimulam e aprimoram a aprendizagem. Dos ensaios com grupos de teatro passei a
orientar grupos em diferentes situações e formações.
Em
1992, com a Biblioteca do SESC – Caxias, orientei a Oficina da Palavra, para
jovens e adultos.
Em 1995 a pedido da Biblioteca Pública Municipal coordenei as oficinas É Tempo de Brincar dirigida para crianças de 7 a 12 anos e a oficina É Tempo de Jogar, para jovens de 13 a 16 anos.
Destas
praticas surge a oficina que apresento: Jogos Teatrais como Estímulo à
Leitura.
“O teatro é uma arte viva, sem permanência, extemporânea, que é preparada, ordenada e executada de imediato como uma experiência química ou batalha. Tudo o que se pode dizer antes ou depois do ato – o jogo – antes ou depois da realização da representação, é incerto ou relativo.
Criar
é uma questão de momento, não de um tempo. Na criação imediata que é a
cerimônia dramática, conta apenas o instante da execução.
Instante
imprevisível que vai do milagre do sucesso à consternação de um fracasso.
Antes
é cedo e depois é tarde demais para falar.
Só
importa o momento da efusão e todo o resto é aproximação.”
Louis Jouvet
Em
termos de desempenho o ofício da atuação é similar ao advogado no tribunal, ao
palestrante, orador, professor, médico e empresário. Preparação é base. Estar preparado
é tudo.
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