segunda-feira, 10 de maio de 2010

MÚSICA NO ÔNIBUS



Arte na vida

Música no ônibus
As linguagens artísticas estão tão presentes em nossa vida diária que não as percebemos conscientemente até que algo nos faça pensar a respeito. Isso aconteceu comigo em relação ao “som” colocado nos ônibus. E já faz algum tempo. Como eu sou um “ser auditivo”, logo que começou a funcionar o sistema de rádios nas linhas urbanas eu fiquei incomodado. Volume muito alto e músicas que não me agradam. Lendo o jornal Pioneiro na coluna: “carta do leitor” soube que não era o único “incomodado”, havia outros. E mais dinâmicos. Enquanto eu ficava na reflexão, no que pode ser feito? Os outros já estavam fazendo. Escreviam, reclamavam e davam sugestões. Com a leitura e a reflexão tive uma idéia que pareceu boa. Decidi partilhar a idéia já que tenho amigos músicos e que ela interessa diretamente a estes. A idéia? Muito simples: “Ouvir os músicos caxienses enquanto ando de ônibus pela cidade”. Comecei com os amigos, ampliei para os conhecidos e agora partilho com os moradores de Caxias do Sul.
Durante a divulgação da idéia surgiram perguntas. Uma das mais importantes: Como? Bem, considerando que as rádios são concessões públicas federal, e as linhas de ônibus uma concessão pública municipal. Estamos na esfera do público. Do bem comum. Podemos então solicitar aos órgãos responsáveis as respostas.
Particularmente pensei em duas possibilidades, primeira: a Rede Mais Nova abre espaço na sua programação para os “músicos caxienses”. A segunda: a criação de uma “rádio comunitária municipal”. A primeira alternativa parece ser viável já que faz uso da estrutura que existe. Muda-se o uso da estrutura. A segunda alternativa também viável merece estudo, pois depende de criar uma nova estrutura. Isto significa investimento, ou seja, dinheiro. Vale a sugestão de uma amiga de que cada bairro ou linha tivese a sua rádio comunitária, dessa maneira as nóticias e informações sobre o bairro, escola, unidade de saúde estaria presente no dia a dia das pessoas.
E quem são os “músicos caxienses”? Simples, artistas que tenham produção na cidade. Produção já materializada através do fundoprócultura ou Lei de Incentivo com a gravação de CDs em vários gêneros e infelizmente pouco divulgada.
Esta ideía foi apresentada no Conselho Municipal da Cultura que todos se apropriem dela e façam com que dê frutos.

Nenhum comentário:

A Festa do pequeno grande ser

  A Festa do pequeno grande ser Estreou em 14 de janeiro de 1990                Elenco na estreia: Alceu H. Homem, Leonilda Baldi, Jenic...